por Fabiane Wolff

Disclaimer importante para o leitor deste texto: eu adorei o livro do Tim Brown!! Uso muito. Mas uso conforme a bula prescreve, sem inventar dosagens ou novos usos (inexistentes) para ele.

Continuando o papo que começamos aqui sobre modelos, frameworks e esboços… eu prometi para minha turma de doutorandos e mestrandos comentar sobre o double diamond. Eles chamaram a figura de modelo. Eu devo ter ficado pálida, ou feito cara feia…pela telinha do Teams eles olharam sérios: o que foi, profe?

Risadas a parte, e considerando que quem estava comigo era uma turma de pós graduandos, pesquisadores…


por Fabiane Wolff

Conversando com um grupo de doutorandos e mestrandos (muito especiais, por sinal!), surgiram algumas dúvidas e ponderações sobre a escada do design. Achei algumas delas interessantes e resolvi trazer para nossa conversa no 360 Graus | Conhecimentos em Design.

Antes de tudo, é legal lembrar que a escada é uma representação gráfica dos resultados da pesquisa desenvolvida em 2001 pelo Danish Design Center, e você encontra mais sobre ela aqui: https://danskdesigncenter.dk/en/design-ladder-four-steps-design-use.

Ao contrário do que muitos pensam, ela não era um modelo teórico na sua origem. …


Vamos falar da aproximação do campo do business ao design e da aplicação de conhecimentos de administração, marketing e finanças para potencializar projetos de design.

De verdade, estes conhecimentos são super importantes para quem desenvolve produtos, serviços, marcas e embalagens!!! Imagine desenvolver qualquer um destes projetos de design sem conhecer o consumidor daquele produto? Ou mais, sem conhecer o plano estratégico ou o posicionamento da empresa cliente? Impossível!!

Ou possível, mas mal feito e com enorme potencial de dar errado, do cliente não aprovar o projeto ou pior, de nosso projeto não ter o desempenho apropriado no mercado.

Então, vamos aprofundar nossos conhecimentos em estratégias para design?


Não era o esperado no Rio Grande do Sul. Às vésperas da tão esperada volta às aulas presenciais….a situação da Covid19 no Estado se agravou!

De volta ao mundo online, centenas de professores e estudantes enfrentam novos desafios.

De verdade, não é mais um susto, já vivemos tudo isso e sabemos transitar com mais facilidade. Mas alguns pontos merecem nossa atenção e discussão para tornar esta retomada mais suave: engajamento, planejamento, empatia e significado.

O ENGAJAMENTO dos alunos é um dos principais desafio da educação.

Nesta volta às aulas, online ou híbrida, é importante pensarmos em como engajar alunos para…


A contribuição do design para a educação se relaciona com um mindset ágil, com a capacidade de pensar como se pensa e pensar como se faz, de prospectar possibilidades de um novo futuro. Pensar no problem solving, ou solução de problemas, através dos métodos ágeis, típicos do design, permitem a articulação das jornadas mais criativas e assertivas.

Na educação, estas práticas impulsionam novas práticas, alavancam inovação e apoiam professores, alunos e escolas no desenvolvimento de novos modos de se relacionar.

O 360 Graus | Conhecimentos em Design pode te ajudar nestes desafios! Faça contato por DM e conheça nossos produtos para Educação.


No 360 Graus I Conhecimentos em Design entendemos que os desafios para a educação do futuro são muitos.

E no que podemos ajudar?

O Design tem como prática a solução de problemas em seus projetos. Pelo modo como resolve esses problemas, o designer tem uma lógica que pode ser aplicada à educação.

Nossos projetos promovem um novo olhar sobre a educação, impulsionando a reflexão e permitindo práticas que acompanham o aluno que tem informação na palma das mãos. …


Acreditamos que o futuro da educação é inovador nas práticas, carregado de experiências. Escolas e Professores estão atentos à diversidade e buscam nos projetos a base da relação ensino aprendizagem. O foco é no empreendedorismo, impulsionando estudantes autônomos e estimulando-os como pesquisadores.

Nas três dimensões principais deste futuro temos estudantes, professores e a escola. Fortemente impactados pelas tecnologias e pela cultura do compartilhamento. A inovação nos métodos e práticas torna-se fundamental para todos.

O Estudante

Para nós, do 360 Graus, o estudante de 2021 é conectado, autônomo, independente e curioso. …


Dentro do seu projeto de Design Literacy, além de experiências personalizadas, o 360 Graus traz cursos e treinamentos específicos para os processos de capacitação docente, alavancando o que há de melhor na equipe de professores e colaboradores.

São módulos e trilhas prontos para preparar as equipes nas temáticas do pensamento projetual, capacitando os profissionais para desenvolver suas atividades de modo mais ágil, completo e inovador.

Desenvolvidos online ou híbrido, os programas de treinamento abordam de modo teórico e prático, temas do design para educação, dando aos participantes uma visão “mão na massa” de como projetar atividades e currículos considerando a abordagem e delimitação de problemas como alavancas de projeto, os contextos e cenários de desenvolvimento, como elencar alternativas e prototipar soluções.

Em todos nossos programas, os conhecimentos em design são trabalhados de modo a atender a estratégia…


O 360 Graus l Conhecimentos em Design convida a pensar como se pensa e pensar como se faz. Como assim? Entendemos que para atingir melhores resultados a melhor forma de agir é através de técnica, método, problem solving e pensamento projetual. (falamos sobre isso no post sobre Conhecimentos em Design)

Esses quatro grupos de conhecimentos, permitem em diferentes níveis de inserção do design nas escolas, obter performances diferentes. A aplicação do nosso Método, pode ser feita em um nível ou em todos, depende daquilo que a escola entender necessário em cada momento.

Assim, podemos trabalhar tanto em práticas de sala…


Técnicas, Métodos, Problem Solving e Pensamento Projetual são os quatro grupos de Conhecimentos em Design trabalhados pelo 360 Graus. Com eles, articulamos o crescimento de práticas pedagógicas e de gestão através das experiências desenvolvidas para cada cliente. Os quatro grupos estão presentes nos diferentes níveis de implementação do design: atividades, sistemas, processos e estratégias (para saber mais, leia o este post). No entanto, a intensidade e o modo em que os grupos se estabelecem em cada nível é diferente.

As técnicas, referem-se às ferramentas que operacionalizam as práticas para inserção do design. Por exemplo, uma técnica de criatividade como a…

360 Graus | Conhecimentos em Design

Conhecimentos em Design para estratégia e inovação em organizações.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store