Como os Conhecimentos em Design podem alavancar as práticas pedagógicas?

Técnicas, Métodos, Problem Solving e Pensamento Projetual são os quatro grupos de Conhecimentos em Design trabalhados pelo 360 Graus. Com eles, articulamos o crescimento de práticas pedagógicas e de gestão através das experiências desenvolvidas para cada cliente. Os quatro grupos estão presentes nos diferentes níveis de implementação do design: atividades, sistemas, processos e estratégias (para saber mais, leia o este post). No entanto, a intensidade e o modo em que os grupos se estabelecem em cada nível é diferente.

As técnicas, referem-se às ferramentas que operacionalizam as práticas para inserção do design. Por exemplo, uma técnica de criatividade como a “Caixa Morfológica”, pode ajudar um professor a perceber novos caminhos para explicar um tema para seus alunos.

Métodos são articulações para a condução de projetos que proporcionam caminhos para estruturação e dão sentido para seu melhor andamento. O Design é cheio de métodos, é uma das suas características principais e diversos são os autores que tratam disso.

Problem solving são conhecimentos ligados à solução de problemas. As diferentes abordagens dos problemas permitem pensar sobre as possíveis soluções de forma mais assertiva. No Design, o problema não é necessariamente algo ruim. Entende-se como aquilo que motiva e delimita o projeto.

Por fim, mas não menos importante, o Pensamento Projetual. Centro do trabalho de um designer, o pensamento projetual é o campo de conhecimento que articula técnicas, métodos e problem solving na estruturação, desenvolvimento e gestão de um projeto. Tem caráter filosófico e prático e capacita para a inovação.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store