Como se dá a absorção de Conhecimentos em Design?

Por Fabiane Wolff para 360 Graus | Conhecimentos em Design

A construção da habilidade de absorção de Conhecimentos em Design é um processo. Pode ser natural, pelo uso cotidiano do design como parte do desenvolvimento de produto ou da estratégia de uma organização, ou proposital, quando da inserção deliberada de design em uma organização, Gestão de Design.

Claudia Acklin, hoje líder do secretariado para o Swiss Science Council foi uma das precursoras nos estudos sobre este tema. Por mais de 10 anos pesquisou como se dá a prática do tema, especialmente na Europa. Sua tese (2013) buscou a relação das teorias antecedentes, de Cohen e Levinthal (1990) e Zaha e George (2002) com o Design, estabelecendo, especificamente, a absorção de conhecimentos em Design.

No modelo da imagem abaixo, percebe-se que a habilidade de absorção é desenvolvida pelo uso de ferramentas de design, por equipes internas, ou através da colaboração de designers externos. Se o novo conhecimento em design é adquirido e assimilado, ele tem uma potencial capacidade de absorção (mais sobre isso no próximo post!). No momento em que esse conhecimento potencial é transformado e explotado, passa a ser uma habilidade de absorção realizada. Como vantagem, na saída do modelo, vemos a geração da vantagem competitiva e estratégica.

Existem no modelo, algumas outras variáveis, como o estímulo do ambiente, os indicadores necessários para avaliar design, entre outros. Todos estes devem ser tratados considerando a realidade da organização em questão.

No Brasil, o trabalho de Ravanello e Wolff (2018), é um dos primeiros no tema, e pode ser encontrado no link deste post. Nele, são analisados os aspectos da absorção de conhecimento em design derivados da relação entre equipes e empresas no desenvolvimento de produtos. Você tem acesso ao artigo completo em: https://www.eed.emnuvens.com.br/design/article/viewFile/629/344

O 360 Graus | Conhecimentos em Design desenvolve práticas, processos e experiências customizadas para sua organização garantir a implantação e absorção dos conhecimentos em design necessários para alavancar seus negócios! Entre em contato 360grausconhecimentosemdesign@gmail.com ou @360grausconhecimentosemdesign no Instagram.

Referências:

ACKLIN, Claudia. Design management absorption in SMEs with little or no prior design experience. 2013. 360f. Dissertation (Doctoral of Philosophy in Design) — Lancaster University, Lancaster, 2013.

COHEN, Wesley M.; LEVINTHAL, Daniel A. Absorptive capacity: a new perspective on learning and innovation. Administrative science quarterly, p. 128–152, 1990.

ZAHRA, Shaker A.; GEORGE, Gerard. Absorptive capacity: a review, reconceptualization, and extension. Academy of management review, v. 27, n. 2, p. 185–203, 2002.

Conhecimentos em Design para estratégia e inovação em organizações.

Conhecimentos em Design para estratégia e inovação em organizações.