Por Liz Quintana

Os fatores projetuais de Redig (2005), devem ser equacionados na busca da solução de um problema projetual. Segundo o autor, os fatores são: Homem, Forma, Uso, Tecnologia, Custo e Ambiente. Nesse sentido, o método utilizado para o desenvolvimento de um projeto dificilmente é linear.

Em relação ao uso de método, a necessidade de voltar em etapas anteriores tem relação estreita com os fatores envolvidos no projeto. Considero relevante salientar que embora o autor ao listar os fatores não mencione que há ordem de importância neles, o primeiro mencionado é denominado por ele como HOMEM.

Projeta-se para alguém, que será o usuário daquilo que foi desenvolvido. Em meu ponto de vista esse é o principal fator e mais, é o norteador de todos os outros. É difícil imaginar envolver-se em um projeto que desconsidera o usuário. Seria como projetar algo para si mesmo, ou ainda pior, desconsiderar: forma, uso, função, dimensionamento, entre outros. O fator Homem é certamente aquele que aproxima o projeto de algo realmente centrado em atender grupos de pessoas com determinadas demandas.

Conhecimentos em Design para estratégia e inovação em organizações.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store