--
Fatores Projetuais: FORMA
Liz Quintana
Como fator projetual (REDIG, 2005), a Forma tem sua importância tanto no uso e aplicação daquilo que foi projetado como na venda do objeto.
É este fator que permite a primeira interação com o consumidor pois através dos atributos externos do objeto, este indivíduo pode ser conquistado de maneira mais direta. A forma também envolve texturas e acabamentos, incluindo cor. As superfícies geram percepção e permitem as significações que podem auxiliar na decisão de compra e especialmente no apego ao objeto. A visão e o tato, portanto, estão diretamente envolvidos neste fator projetual. É uma questão altamente simbólica e que visa conquistar rapidamente pelo aspecto externo do objeto.
No design, a estética pode ser entendida como de extrema importância. Mas a forma, abrange muito mais que aspectos estéticos, que são sempre questionáveis. Considera-se que dentre os fatores projetuais mencionados no texto anterior (Homem, Forma, Uso, Tecnologia, Custo e Ambiente), a Forma pode sim, ser fruto do atendimento à outros fatores, e portanto, não estar ligada às questões estéticas. Assim, um equipamento da área da saúde, embora tenha como requisitos ser agradável esteticamente, envolve-se muito mais com questões ergonômicas (entre outras), tanto do operador como do paciente. Nesse sentido, em um produto como este, a estética possivelmente não é o ponto alto da forma.