Fatores Projetuais: TECNOLOGIA

Liz Quintana

A compreensão do Design a partir do equacionamento dos Fatores Projetuais é, certamente, uma forma de ampliar o olhar sobre o pensamento projetual. Abordamos nos posts anteriores, sobre os Fatores: Homem, Forma e Uso. A ideia neste post é trazer uma breve introdução sobre o Fator Tecnologia.

Ao citar este Fator, algumas questões importantes devem ser consideradas, pois em um projeto, a seleção de materiais e de processos envolve todos os outros fatores. A ideia de equacionamento é justamente que um Fator compromete o outro em alguma medida. A definição do material mais adequado pode estar diretamente relacionada a forma atribuída, mas também ao conforto e as questões antropométricas.

O Briefing do cliente, certamente pode ser definitivo quanto a escolha, pois o processo de fabricação e os materiais que compõem a solução projetual, podem estar definidos desde o início e desta maneira, serão o fio condutor para todos os requisitos do projeto. Os Custos e o Ambiente, que são temas dos próximos posts também tem relação direta com o Fator Tecnologia, porque podemos atrelar este Fator à uma parte importante do custo do produto final e também do comprometimento ambiental, tanto de produção como de ciclo de vida do objeto resultante do projeto.

O 360 Graus | Conhecimentos em Design desenvolve consultorias, treinamentos e experiências customizadas para sua organização garantir a implantação e absorção dos conhecimentos em design necessários para alavancar seus negócios!

Conhecimentos em Design para estratégia e inovação em organizações.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store