Vamos falar sobre definição e abordagem de problemas?

Problema? E quem quer falar de problema?

Problemas são ruins, chatos e complicam a vida, certo? Não!!

Em design chamamos de problema os pontos iniciais de projeto. Aquelas situações que dão origem a necessidade de uma solução que poderá ser alcançada através do pensamento projetual e do projeto em si.

Então problema pode não ser algo ruim? Claro! Na verdade em projeto, não é. Afinal, são os problemas projetuais que movem profissionais do design para gerar novas ideias e implementar inovações. Chamamos de problema a situação a ser solucionada pelo projeto. No campo do design pode ser um produto, marca, embalagem, sinalização, entre outros. Em outras áreas, o start de um projeto novo é o problema.

Acontece, que geralmente os problemas chegam via briefing de forma bastante “solta”, pouco definida e requerem atenção e dedicação. Existem técnicas e ferramentas que auxiliam o designer ou a equipe envolvida a enxergar melhor o problema a ser solucionado, definindo-o para resolvê-lo.

E qual a necessidade de estruturar um problema? Bom, se compreendermos a abrangência do problema e suas partes, podemos gerar estruturas, dividindo em partes e inclusive hierarquizando conforme as prioridades. E, deste modo, a busca por solução se torna mais eficiente e eficaz.

Em síntese, abordar e definir adequadamente um problema oferece o caminho para a melhor solução. Faz parte das melhores práticas em projeto, gerando boas estratégias de desenvolvimento.

No curso “Definição e Abordagem de Problemas” o 360 Graus | Conhecimentos em Design trabalha com este tópico tão importante nas estratégias de aplicação do pensamento projetual. Neste mês de agosto, com lives nas segundas feiras, (10, 17, 24 e 31) às 18h30 vamos trabalhar os problemas sob a ótica da Educação, na trilha Do Design para Educação.

Clica neste link e te inscreve: https://www.sympla.com.br/do-design-para-a-educacao-definicao-e-abordagem-de-problema__914571

O 360 Graus | Conhecimentos em Design desenvolve consultorias, treinamentos e experiências customizadas para sua organização garantir a implantação e absorção dos conhecimentos em design necessários para alavancar seus negócios!

Conhecimentos em Design para estratégia e inovação em organizações.

Conhecimentos em Design para estratégia e inovação em organizações.