Você sabe como o Design pode ajudar sua escola?

No 360 Graus | Conhecimentos em Design entendemos que são quatro os níveis para a inserção do design em um ambiente escolar: atividades, sistemas, processos e estratégias.

As atividades são aquelas práticas cotidianas de sala de aula. Nelas, as técnicas e métodos de design podem ajudar a articular novas possibilidades, ampliar o foco e usar a criatividade para entender novos modos de fazer.

A organização sistematizada das atividades ao longo do semestre, ano ou currículo são os sistemas. Neles, o design pode atuar como integrador, fazendo ver a conexão entre as atividades e proporcionando o caminho projetual para a organização de período de estudos ou até o currículo de uma escola.

Em relação aos processos, amplia-se o escopo de trabalho. Neste ponto já estamos falando de coordenação e gestão. Nestes o pensamento projetual e o problem solving, os conhecimentos em design, podem ajudar a perceber com clareza objetivos de gestão e ou criar novos projetos. Neste nível a escola pode repensar suas práticas e alavancar seus processos.

Em estratégias estamos falando de uma transformação mais ampla e mais profunda, cultural. O modo de fazer do design, especialmente através da lógica de pensamento projetual e problem solving, auxiliam as escolas a mudarem seu modo de fazer e pensar educação, proporcionando um ambiente favorável à mudança e a inovação.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store